Governança Corporativa é o conjunto de práticas, normas, processos, políticas e mecanismos que tem por finalidade regular e orientar o funcionamento e a operação de uma companhia, garantindo proteção e transparência a todos os interessados no negócio, sejam eles os acionistas, a alta administração, seus funcionários, fornecedores, credores, clientes, entre outros.

 

A boa governança proporciona aos proprietários (acionistas) a gestão estratégica de sua empresa e a monitoração da direção executiva.

A empresa que opta pelas boas práticas de Governança Corporativa adota a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa como base para atingir um nível superior de integridade e desempenho corporativo. O conselho de administração dever exercer seu papel, estabelecendo estratégias para a empresa, elegendo e destituindo os principais executivos, fiscalizando e avaliando o desempenho da gestão e escolhendo a auditoria independente.

Na Concessionária Rodovias do Tietê o objetivo da governança corporativa é garantir que as melhores práticas adotadas pelo mercado sejam aplicadas na condução e gestão do negócio, alinhando a tomada de decisões voltadas ao crescimento, à sobrevivência e à perpetuidade do negócio com o retorno do investimento realizado pelos acionistas.